Após passarmos pelo momento de isolamento social em consequência da pandemia mundial do novo coronavírus, seguido da retomada do comércio, ficou evidente a necessidade de investir cada vez mais em tecnologia. Esse momento de retomada da economia, em que as empresas estão focadas em recuperarem ou alavancarem os seus resultados, pode servir exatamente para reconhecer fraquezas e procurar oportunidades dentro do cenário digital/tecnológico.
O setor de cobrança das empresas não deve ser exceção a isso, visto que, com a crise que enfrentamos, o número de clientes inadimplentes cresceu consideravelmente. De acordo com informações do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) existem cerca de 62 milhões de brasileiros inadimplentes na atual circunstância. Esse contexto do aumento da inadimplência afeta diretamente a empresa e pode afetar ainda mais se ela não estiver preparada para lidar com a situação.
Afinal, como as tecnologias de cobrança são positivas nesse contexto?
É importante entender que, antes de tudo, investir em tecnologias de cobrança acaba sendo um diferencial no mercado competitivo. Além disso, essas tecnologias aumentam a proximidade da empresa com o seu cliente, o que, consequentemente, também melhora o relacionamento entre ambas as partes, aspecto fundamental no crescimento de uma empresa.
Outro ponto essencial a ser destacado é a eficiência com a qual a cobrança chega no consumidor através desses meios, afinal a tecnologia está presente no nosso dia a dia e a cobrança por meio dela chega de forma mais rápida e simplificada, o que é considerado positivo para os clientes que estão buscando cada vez mais praticidade. Essa praticidade acaba influenciando no retorno do cliente para a empresa.
Algumas tecnologias de cobranças:
SMS E E-MAIL:
Esses recursos servem, de um modo prático, para enviar mensagens de lembretes da cobrança para os clientes. A cobrança preventiva chega de maneira acessível, através dessas ferramentas bastante utilizadas, conseguindo evitar o atraso de pagamentos. Além disso, através do SMS e do e-mail também é possível enviar links para acesso direto ao portal de pagamento e negociação da empresa.
AGENTES VIRTUAIS:
O Agente Virtual é um robô capaz de entrar em contato com o cliente e fazer, desde a cobrança preventiva, até negociações mais inteligentes. No caso da Meireles e Freitas, existe a possibilidade de personalização do agente, assim, são maiores as chances de um contato de sucesso com o cliente. Outra função interessante é que os agentes virtuais podem ser integrados a diversas plataformas da empresa, como site, redes sociais e aplicativos de mensagens instantâneas.
O mais interessante é que existe a possibilidade de integração dessas e outras tecnologias de cobrança, o que é extremamente vantajoso, pois essa integração consegue potencializar ainda mais os resultados de um negócio, visto que, assim, a comunicação com o cliente se torna mais assertiva, beneficiando a experiência da cobrança e, consequentemente, o retorno.
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