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SISTEMA DE GESTÃO DE COBRANÇA NAS EMPRESAS: QUAIS AS VANTAGENS DE IMPLEMENTAR E COMO FAZER

Nós já comentamos diversas vezes por aqui sobre a importância de manter um bom relacionamento com o cliente, sabendo que o ideal é evitar romper esta relação. Porém, apesar disso, é essencial saber que manter o setor financeiro de uma empresa em ordem e o seu fluxo de caixa em dia deve ser uma prioridade, afinal a inadimplência de clientes é um problema que atinge diretamente muitas empresas.

Diante dessa questão que, obviamente, necessita de equilíbrio e controle, a melhor opção é adotar um sistema de gestão de cobrança eficiente, pois além de conseguir agilizar os pagamentos e garantir o bom andamento das finanças do seu negócio, ele irá negociar e lidar com os consumidores inadimplentes de forma saudável, evitando futuras dores de cabeça.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para te explicar, definitivamente, a importância e as vantagens de investir em um sistema de gestão de cobrança para a sua empresa e como dar os primeiros passos nessa jornada. Vamos lá? 

O que é gestão de cobrança?

Você já parou para pensar que se não existir um certo cuidado e uma organização com as cobranças da sua empresa é possível que o número de inadimplentes tenda a aumentar? Isso acontece porque sem administrar corretamente os recebimentos e pagamentos, você perderá o controle de todo o processo na gestão de recebíveis, sem falar do domínio da situação de cada cliente, podendo eles estarem inadimplentes ou terem efetuado o pagamento recentemente.

Ao contratar uma assessoria de cobrança para administrar tudo isso e dar início a uma gestão de cobrança eficiente, você elimina erros simples que podem acabar atrapalhando o seu negócio em diversos aspectos, sejam financeiros ou, até mesmo, na relação de confiança com o cliente, afinal não é nada agradável um cliente ser cobrado por uma dívida que já foi paga, não é mesmo?

De forma prática, o sistema de cobrança consiste no método de controle do recebimento de pagamentos dos clientes em um processo mais seguro e que permite uma gestão financeira de qualidade.

Se automatizado, é possível agendar novas datas de acordo com um modelo de régua de cobrança específico, onde cada lembrete é enviado automaticamente através dos mais variados meios de comunicação com o cliente. Dessa maneira, a empresa consegue programar as mensagens e datas anteriormente para somente acompanhar os resultados com regularidade, processo que facilita bastante no controle de inadimplência e de fluxo de caixa da empresa.

Já o sistema de cobrança, é uma ferramenta, onde será possível receber o pagamento dos clientes. Esse sistema ainda possibilita o agendamento de cobranças, fazer o controle das contas a pagar e a receber e fazer diversas consultas em relação a sua gestão de recebíveis. Aliando o sistema a uma cobrança 360º, que irá atuar desde a segmentação da carteira até a definição de qual o melhor contato para cada cliente, utilizando sistemas, como plataformas de negociação, atendimento virtual e robô CPC, você conseguirá atingir resultados cada vez melhores. Dessa forma, os pagamentos tornam-se mais práticos, além de desburocratizar a gestão financeira das empresas.

Vantagens de adotar um sistema de cobrança

Dito isto, é importante pontuar algumas das principais vantagens de adotar esse tipo de sistema, principalmente sendo ele automatizado.

1.Maior controle financeiro

Dependendo do tamanho do negócio, podem entrar centenas de depósitos de clientes por dia, assim como contas a pagar. Esse grande volume de transações financeiras requer um sistema eficiente e preciso, com a competência necessária para gerenciar todas essas movimentações. Como falamos anteriormente, sem esse devido controle a chances do crescimento de clientes inadimplentes é bem alta.

2.Maior agilidade na gestão

Você já pensou que sem um sistema de gestão de cobrança organizado os seus colaboradores podem estar fazendo trabalhos repetidos ou, até mesmo, tendo retrabalho dentro do processo de cobrança? Isso acontece porque não existe um fluxo definido a ser seguido e, por isso, surge a necessidade de otimizar as funções para que todos os funcionários consigam dar conta do trabalho e, assim, realizar uma cobrança mais ágil e eficiente. Automatizando esse processo, evidentemente, tudo se tornará ainda mais prático, tanto para os colaboradores, como para a organização das finanças.

3.Segurança

É fato que, dentro de um processo de cobrança desorganizado, muitas dívidas podem se perder e, com certeza, o seu cliente não vai lembrar dela sozinho! Dessa maneira, um sistema de gestão eficiente te ajudará a saber em qual estágio da régua de cobrança cada cliente está, sem contar que isso também te fará conhecer melhor o perfil dos seus clientes.

Como estruturar o meu sistema de cobrança? 

Agora que você já entendeu a importância de investir no seu sistema de cobrança, você pode estar se perguntando por onde começar. O primeiro passo, com certeza, seria montar a sua régua de cobrança para depois, então, segmentar os clientes devedores dentro de cada etapa da régua.

Uma opção bastante vantajosa é investir em uma assessoria de cobrança que, além de organizar todo o processo, contará com profissionais qualificados para realização de uma cobrança amigável e eficiente.

A Meireles e Freitas oferece soluções para que o seu processo de negociação de cobrança seja positivo, desde a análise das carteiras e perfis de inadimplentes, até a comunicação com o cliente através de canais de comunicação efetivos. Invista nessas soluções agora mesmo e entre em contato conosco através do telefone e whatsapp: (85) 99778.0071, ou pelo email: [email protected]