A Meireles e Freitas Cobrança Digital se destacou no programa Inspire promovido pela empresa cliente Enel. A empresa de energia está continuamente engajada em incentivar novas ideias e novos modelos de negócios, pois está na essência da cultura do grupo Enel no Brasil. Em 2013, com o intuito de integrar todas as iniciativas inovadoras criadas pelos colaboradores, nasceu o Programa Inspire. Reconhecido e premiado desde então, reforça um dos mais importantes pilares do grupo: a Inovação.
Composto por quatro áreas – ‘Inspire Novas Ideias’, ‘Inspire Deu Certo’, ‘Inspire Multiplique’ e ‘Inspire Empreendedores’ –, a plataforma é onde colaboradores, parceiros, fornecedores e clientes da Enel no Brasil podem exercitar sua capacidade criativa, propondo soluções inovadoras para os desafios encontrados no dia a dia.
Na última edição do programa promovido pela Enel, a Meireles e Freitas foi premiada com o Inspire Deu Certo, na categoria processos, que têm como foco tirar as ideias do papel, desenvolvendo e testando as novas soluções. O objetivo do programa é buscar práticas que melhorem a qualidade de nossos processos e serviços, proporcionando maior segurança, eficiência, produtividade e ganho financeiro.
O Projeto
O desafio para o qual a Meireles foi convidada a participar, consistia inicialmente em detectar oportunidades de aprimoramentos nas contas de clientes de governo, contas de municípios que estavam com bases de dados desatualizadas e, por isso, sofriam de um déficit de recebimento por falta ou falha nos contatos com estes clientes.
Através de um atendimento proativo e personalizado, com o objetivo de diminuir a distância entre cliente x Enel e facilitar as negociações posteriores, foi executada uma higienização na base de clientes atualizando cadastros (telefones, e-mails, endereços).
Através de um acompanhamento mais próximo e personalizado, o histórico de débitos ganhou um resultado mais efetivo. A Meireles e Freitas estava em contato direto com os executivos de contas fazendo uma ponte entre os clientes governo e a Enel.
O Feedback a seguir da cliente Georgia Rangel deixa a Meireles e Freitas repleta de orgulho:
“Gostaria de agradecer à toda equipe da Meireles pelo apoio e dedicação irrestritos. O projeto não seria vitorioso sem essas pessoas que colaboram com tanto afinco e mergulharam de cabeça junto comigo e Evelyne nessa proposta. Estou muito feliz até onde chegamos e sei que podemos contar com a Meireles para avançarmos ainda mais. 2020 começou e esse era o ‘Nitro’ que faltava para acelerarmos com muito mais força. Muito Obrigado!”
Como o projeto foi visto como promissor, a Enel pretende expandir para para outras carteiras com o mesmo perfil de clientes. Antes, o contato era realizado pelos executivos de contas da Enel e, pela primeira vez, a cobrança de clientes governo foi terceirizada por uma outra empresa. O projeto foi iniciado com duas operadoras colaborando junto a equipe Enel. Hoje, o projeto já conta com uma supervisora e um terceiro operador.
O Resultado
O projeto que passou por um processo de 90 dias de experiência para consolidação e se transformou em uma espécie de setor de relacionamento, foi batizado de G-Voice: Canal de Apoio ao Cliente de Governo. O reconhecimento vem como uma confirmação do empenho da equipe formada de colaboradores da Meireles e Freitas supervisionados pela Enel. Equipe formada por: Georgia Rangel ( Enel – Operações de Crédito e Cobrança), Evelyne Oliveira (Enel – Operações de Crédito e Cobrança), Lucas Peixoto(Enel), Cecilia Nascimento (MF Digital – Operações de Crédito e Cobrança) e Bianca Araújo (MF Digital – Operações de Crédito e Cobrança).
O projeto minucioso fez com que o cliente ficasse satisfeito através do resultado: obtivemos um crescimento de arrecadação de 240% em relação ao período anterior ao projeto.