O principal e maior objetivo da cobrança é conseguir diminuir a inadimplência existente alcançando o maior número possível de pagamentos, mas quem são os responsáveis por essa realização da cobrança? Os agentes de cada assessoria ou empresa, correto? É fato que para que o seu trabalho seja executado corretamente são utilizadas diferentes técnicas e estratégias, mas para esse resultado positivo de fato acontecer isso não é apenas o suficiente. Ponto importante para o melhor desempenho dos agentes de cobrança é garantir a sua satisfação, um colaborador satisfeito retém um engajamento muito maior e isso influencia diretamente nos seus resultados e consequentemente no aumento de conversões de pagamentos inadimplentes.
Muito se fala sobre quais as principais técnicas para garantir uma cobrança assertiva, mas pouco se comenta sobre como preparar e garantir uma equipe de fato engajada para só então colocar as estratégias de cobrança em ação. Pensando nisso, separamos 5 pontos que garantem uma maior satisfação do colaborador e aumentam a taxa de pagamento na cobrança. Confira abaixo cada um deles:
5 passos para garantir o engajamento dos colaboradores de cobrança:
- Satisfação do colaboradores através de programas de engajamento com campanhas de alcance de metas
Desenvolver campanhas que estimulem os colaboradores a alcançarem as suas metas, fazendo com que eles interajam bem mais e se sintam valorizados pelo cumprimento das suas atividades e metas estabelecidas previamente com a equipe. O intuito não é fazer com que eles fiquem competindo entre si, mas sim, que eles possam criar de maneira saudável desafios a serem superados e com isso serem recompensados. Na Meireles e Freitas existe o tops, programa que premia os operadores que desempenham a melhor performance no mês estabelecido, dividido entre top ouro e top prata, eles podem receber premiações que vão desde um vale ifood até viagens com tudo incluso, ou em alguns casos, eles podem escolher receber o valor da viagem em dinheiro e para comemorar esses resultados a empresa realiza uma feijoada com a equipe promovendo um momento de descontração e comemoração.
2. Remuneração diferenciada
Oferecer uma remuneração variável é um ponto bastante interessante porque estimula os agentes a participarem mais do processo e fiquem de fato dentro dele. Então a remuneração diferenciada está sempre linkada com a arrecadação realizada por eles, de forma bem prática, quanto mais eles arrecadarem, mais eles vão receber, quanto menos eles arrecadarem menos vão receber, então isso gera um processo de engajamento bem maior por parte de toda equipe.
3. Alinhamento de missão, visão e valores da empresa com o colaborador
Tópico muito importante, os colaboradores de modo geral precisam estar conectados com a missão, visão e valores da empresa, isso além de dar um sentimento de pertencimento faz com que eles se conectem verdadeiramente não só com a empresa, como com a equipe e com a atividade que ele é designado a realizar. Na Meireles e Freitas Cobrança Digital os valores são bem específicos e o time de agentes ao se identificar oferecem um atendimento bem mais especializado e assertivo. Valores esses que são: qualidade no atendimento, sucesso do cliente, resultados e sorriso na voz.
4. Treinamento e desenvolvimento dos operadores
Oferecer treinamentos para o melhor desenvolvimento dos colaboradores é essencial e não só na área da cobrança, mas também treinamentos que agreguem valor de maneira geral na sua vida profissional. Dessa forma, alguns exemplos são os treinamentos de gatilhos mentais, negociação avançada, inteligência emocional e muitos outros que de certa forma vão impactar positivamente na atividade que ele realiza e garantir uma capacitação profissional mais completa.
5. Um plano de cargos e carreiras dentro da própria atuação de cobrança
Investir no desenvolvimento de carreira dos profissionais é fundamental para garantir não só um melhor desempenho como a felicidade e crescimento do colaborador. Na Meireles e Freitas os operadores são incentivados a se desenvolverem profissionalmente para atingirem outros níveis na sua jornada, alguns exemplos disso, são colaboradores que entraram como operadores de cobrança e hoje ocupam cargos de coordenação e gerência. Acontece que nem todos possuem o mesmo interesse, alguns profissionais se sentem mais realizados atuando dentro da área de operação de cobrança, então é importante investir também nesse crescimento na sua própria área com aumento de salários fixos e oferecendo operações que possuem diferencial na remuneração variável são exemplos disso. Dessa maneira, ele cresce profissionalmente, mas dentro da sua atuação.
O sucesso e felicidade do colaborador está ligado diretamente com melhores resultados e aumento das taxas de conversões em pagamentos na cobrança. A Meireles e Freitas Cobrança Digital acredita nisso e por isso estimula e desenvolve seus colaboradores a fim de oferecer uma assessoria especializada em cobrança que traga resultados de alto nível. A sua empresa precisa diminuir a inadimplência e garantir conversões de pagamento mais efetivas? Entre em contato com um de nossos especialistas através do telefone e whatsapp: (85) 99778.0071 ou do e-mail [email protected].