Entender como as ações de cobrança podem ser eficazes para o melhor desenvolvimento financeiro da sua empresa é fundamental diante do mercado atual em que os números de inadimplentes crescem cada vez mais. Dessa maneira, para que sua empresa não seja impactada negativamente com o alto índice de inadimplência é necessário adotar estratégias de cobrança que estimulem os clientes inadimplentes a quitarem suas dívidas.
Uma das maneiras mais eficazes de realizar a cobrança é por meio da cobrança extrajudicial, ou seja, quando a cobrança acontece entre a empresa e o devedor, sem acionar o poder judiciário. Conhecida também como cobrança amigável, ela pode ser realizada por diferentes meios e de várias maneiras.
Como realizar a cobrança extrajudicial?
Como o próprio nome já diz, essa ação acontece sem a interferência do jurídico, fazendo com que o acordo seja realizado entre a empresa e o cliente. Esse acionamento pode acontecer por meio de lembretes de cobrança, que muitas vezes, podem até mesmo ser disparados antes da dívida passar do prazo, o que nós chamamos de cobrança preventiva. Assim como também pode acontecer através de cartas de cobrança, e-mails, telefonemas, SMS e WhatsApp.
Quando é realizada uma cobrança amigável significa que a empresa pode oferecer mais facilidades de pagamento, prazos maiores, descontos para a quitação da dívida, condições especiais de parcelamento, redução de juros para pagamentos à vista e muito mais. O acordo se torna bem mais livre e cada empresa pode colocar em prática a negociação da forma que achar mais conveniente.
Uma ótima ferramenta que pode ser utilizada para as empresas durante as ações de cobrança, incluindo a cobrança amigável, é a régua de cobrança, ela vem para auxiliar nas estratégias a serem seguidas de acordo com o período de atraso ou não da dívida.
Ela tem como objetivo mapear e documentar todos os passos tomados para cobrar o devedor até receber o pagamento, além de otimizar o trabalho da sua equipe e manter o financeiro do seu negócio em dia, estipulando estratégias para cada etapa, ela ajuda a diminuir o índice de inadimplência da sua empresa, é um sistema de planejamento que acompanha todo o processo de pagamento de uma dívida, em um processo automatizado.
Uma régua de cobrança é delimitada por uma linha cronológica de acordo com a carteira de clientes da sua empresa, com o objetivo de fazer com que seus clientes cumpram o compromisso financeiro na data estipulada, seja no momento da compra, ou mesmo na contratação do seu serviço. Essas ferramentas ajudam você a identificar quando a compra foi realizada e qual a data do pagamento, assim a empresa pode, com antecedência, entrar em contato com o cliente, mandando uma mensagem para a realização do pagamento no prazo.
Dessa forma, a régua estipula quais canais devem ser utilizados durante a cobrança extrajudicial de acordo com o tempo de atraso das dívidas e perfis dos clientes, fazendo com que a negociação seja mais assertiva e evitando que a cobrança precise passar para o âmbito judicial. Se deseja conferir um exemplo de régua de cobrança e entender melhor como funciona, confira um conteúdo exclusivo sobre isso em nosso blog clicando aqui.
Vale lembrar que mesmo sendo uma técnica que apresenta resultados bastante satisfatórios, acontecem casos em que apenas a cobrança extrajudicial não é suficiente, ou seja, mesmo após notificado sobre a dívida e diversas tentativas de negociação e o devedor ainda seguir resistente recusando contato e não efetuando o pagamento, a cobrança deixa de ser extrajudicial e se torna judicial.
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