Inadimplência é um desafio e um fator comum a segmentos, mas como cada empresa encara essa gestão é o que determina a efetividade da resolução desses conflitos. Só você sabe o quanto a carteira de devedores da sua empresa está impactando negativamente no seu negócio e é por isso que é necessário ter um projeto de controle sobre este impacto.
Quando colocamos a inadimplência dentro de um contexto maior, ou seja, quando nos referimos a médias e grandes empresas que precisam lidar com uma carteira numerosa de clientes é sinal que a inadimplência pode ocorrer com maior frequência e quando não trabalhada corretamente pode impactar negativamente na organização financeira da empresa.
Dessa maneira, saber calcular a taxa de inadimplência e utilizar as ferramentas certas para lidar com ela é a melhor opção. Para calcular a inadimplência referente a sua empresa é utilizada uma fórmula simples, basta conhecer os valores da dívida do cliente com a organização e considerar como inadimplentes todos aqueles que estão em atraso dentro da sua faixa de cobrança, você pode dividir o valor pelo número que foi faturado durante o mesmo número de dias e multiplicar por cem.
Na prática
Não entendeu ainda? Vamos conferir um exemplo fictício para ficar mais claro: uma loja teve no mês de abril R$70.000,00 de pagamentos atrasados e no mesmo período ela conseguiu faturar cerca de R$150.000,00, ou seja, nesse caso, a taxa de inadimplência é os 70 mil dividido pelos 150 mil o que daria uma taxa de 46%.
Como reduzir a taxa de inadimplência?
A partir do momento que a empresa calcula essa taxa e já tem noção da quantidade de dívida que a carteira possui, é o momento de começar a traçar estratégias para reduzi-la e consequentemente controlar a inadimplência. O ideal é que sabendo disso a empresa passe a oferecer recursos para ajudar o cliente a realizar o pagamento, por exemplo, fazer uma avaliação se todas as multas e juros dentro da dívida realmente são válidas ou se podem ser repensadas. Outro ponto importante, utilizar um bom sistema de gestão de cobrança, de preferência uma empresa especializada nesse segmento, para que ela passe a atuar diretamente com os clientes, mas indo de acordo com a régua de cobrança.
Quando uma assessoria de cobrança realiza esses procedimentos por meio de especialistas e respeitando todas as fases da régua de cobrança é de fato muito mais assertivo e o retorno positivo é bem maior. Isso se deve ao fato de que os especialistas atuam em todas as fases da régua de cobrança de maneira bem mais especializada e direcionada, indo desde a cobrança preventiva que consiste em enviar lembretes sobre o pagamento de forma que o cliente não pague em atraso, como enviando no dia do vencimento o código de barras para facilitar o pagamento e em caso de atraso enviar após os três primeiros dias de débito uma segunda via do boleto por e-mail.
Tudo isso são táticas utilizadas para driblar a inadimplência de forma inteligente e sem prejudicar o relacionamento com o cliente, afinal, o principal intuito é conseguir quitar as dívidas, mas mais que isso, torná-los clientes ativos e com poder de compra.
Afinal, é possível controlar a inadimplência financeira da carteira de clientes?
E respondendo o principal questionamento desse artigo: é possível controlar a inadimplência? Sim! Quando entendemos o cenário que estamos inseridos e utilizamos estratégias de cobrança especializada se torna possível, principalmente quando agimos de forma preventiva que é uma das técnicas mais recomendadas. Até porque quanto mais clientes inadimplentes a empresa possui se torna mais difícil de manter esse controle, principalmente inseridos nesse cenário econômico de tantas incertezas. Por isso, a principal dica é: invista em uma assessoria de cobrança especializada e realize a cobrança preventiva, quanto mais clientes eu conseguir evitar que se tornem inadimplentes, menos gastos a empresa terá, visto que, não será preciso investir em diversas fontes de cobrança para tentar fazer com que ele quite sua dívida e tudo isso tem um custo alto.
Gestão de recebíveis em todas as faixas de atraso
Uma gestão de cobrança ajuda a evitar prejuízo nas empresas tornando possível controlar a inadimplência e restaurar a saúde financeira de forma segura. Há mais de 20 anos, a Meireles e Freitas trabalha integrando todo o ciclo de crédito e cobrança para prestar um serviço completo, com resultados de alto nível. Hoje, contamos com o que há de mais moderno e inovador no mercado de cobrança, tanto em termos de estrutura, como em termos de tecnologia. Dispomos de inteligência de negócio que alia o atendimento humanizado ao digital, permitindo a otimização dos processos e a redução na carteira de inadimplência, por meio de um serviço de cobrança efetivo.
Quer saber mais sobre controle da inadimplência e investir em uma assessoria de cobrança especializada? Entre em contato conosco através do telefone e whatsapp: (85) 99778.0071 ou do e-mail [email protected].