O prêmio Best Performance 2019, iniciativa da CMS e do Blog Televendas & Cobrança, aconteceu esse ano no dia 24 de outubro, em São Paulo. O prêmio é caracterizado por valorizar as melhores práticas dos mercados de crédito, cobrança e contact center. As empresas se inscrevem em 3 categorias, analisadas por um corpo de jurados, que, então, seleciona os 3 primeiros colocados de cada categoria.
Esse ano, a Meireles e Freitas se inscreveu na categoria de Excelência em Análise de Risco e Combate à Fraude e Proteção de Dados, com o case de uma das suas empresas parceiras, a Solar Coca-Cola: Cobrança PJ 4.0 – Estratégia de recuperação para alavancar as vendas e os resultados.
A Meireles e Freitas é uma empresa com 40 anos de experiência no mercado de gestão de recebíveis, especialista em soluções personalizadas para as empresas parceiras. Essas soluções são desenhadas de acordo com a empresa e o perfil do cliente devedor, desenvolvendo estratégias efetivas com foco no alto retorno para a empresa parceira.
Assim, foi desenvolvida a estratégia de recuperação de crédito da Sola Coca-Cola: a equipe de Inteligência de Negócios da Meireles e Freitas se reuniu com a Solar, e, com a análise da carteira em mãos, foi possível avaliar todas as faixas de cobrança e encontrar uma solução para educação dos clientes, visando estacionar a inadimplência e trazer mais agilidade na negociação, reintegrando o cliente inadimplente à base de clientes ativos da Solar.
Nesse cenário, também era necessário que a equipe comercial (cerca de 2000 consultores de vendas da Solar) perceber valor nas ferramentas de cobrança para o aumento do indicador de venda e realizar a recuperação de clientes com dívidas acima de 180 dias, dando a eles diferentes alternativas de pagamento.
A estratégia, então, perpassou pelo aumento do número de canais de contato do cliente para com assessoria de cobrança da Solar e isso foi feito através da inclusão da PA Digital, onde o operador ou robô realiza contato com o cliente devedor em diversas redes sociais. Nesse momento, entrou também a figura do Cientista de Dados, apontando a melhor forma de segmentar a carteira, de acordo com cada perfil de cliente – tudo isso, através de algoritmos base e score por risco de pagamento.
A alteração na abordagem do script da operação também foi parte fundamental da estratégia, pois este se tornou mais flexível e apto para atender os clientes em suas diversas situações – principalmente, fazendo com que o operador tivesse uma abordagem de argumentação que levasse ao cliente devedor a entender a importância de quitar suas dívidas com a Solar.
Outra solução apresentada dentro dessa nova estratégia foi a integração dentro do portal de atendimento online das opções de pagamento em cartão de crédito e débito.
O conjunto de todas essas ações teve resultados importantes para a Solar. Foi possível aumentar em mais de 150% tanto a arrecadação, como o volume de clientes recuperados após apenas 4 meses da implementação da nova estratégia, além de um aumento de 316% no número de clientes recuperados.
São estratégia como essa que a equipe Meireles e Freitas desenvolve para todas as suas empresas parceiras, com diversos cases de sucesso, premiados nacionalmente e internacionalmente.