Ter um fluxo de caixa estável ainda é um grande desafio para muitas empresas, porém não deixa de ser um ponto fundamental para a boa saúde financeira e para a sobrevivência a longo prazo das organizações. Problemas relacionados à gestão de recebíveis de um negócio podem acarretar em dificuldades no gerenciamento de operações, pagamento de funcionários e em despesas variáveis.
O número de inadimplentes também influencia diretamente no fluxo de caixa de uma empresa, pois com o atraso de pagamentos dos clientes, a entrada de caixa prevista para aquele dia não ocorre, logo os pagamentos da empresa previstos para o mesmo dia não poderão contar com o que não foi recebido. Quanto maior o atraso do pagamento e quanto mais clientes inadimplentes, mais o fluxo de caixa ficará prejudicado.
Para buscar solucionar essa situação, é necessário desenvolver algumas estratégias que diminuam o impacto dos atrasos de pagamentos e índices de clientes inadimplentes. As novas tecnologias de cobrança com certeza são ótimas ferramentas para isso. Preparamos um passo a passo de como melhorar o fluxo de caixa da sua empresa através dessas tecnologias.
1.Escolha a tecnologia certa para o seu negócio
Esse passo é essencial no início do processo, afinal você precisará de ferramentas assertivas para o seu tipo de negócio para, então, iniciar a cobrança. Informe-se com uma assessoria de cobrança sobre as diferentes possibilidades de tecnologias, como SMS, e-mail, agentes virtuais, e quais delas se encaixam melhor nas necessidades da sua empresa. Dessa forma, gerenciar o fluxo de caixa se tornará mais fácil.
2.Automação e integração de processos
As empresas precisam, por várias vezes, tomar uma postura mais ativa no processo da gestão de recebíveis para evitar atrasos e, consequentemente, o prejuízo no fluxo de caixa, porém isso acaba demandando muito tempo dos colaboradores já muito atarefados. Assim, através de ferramentas de automação, como a RPA (Robotic Process Automation), é possível automatizar ferramentas de cobrança, notificando os clientes por SMS, e-mail ou por meio de agentes virtuais antes e depois do vencimento, além de efetuar cobranças para recuperar os pagamentos atrasados.
3.Facilite a vida dos seus clientes
Ofereça formas fáceis e práticas dos seus clientes efetuarem os pagamentos e fazerem negociações. A Meireles e Freitas Cobrança Digital possui o MFPay, uma plataforma mobile para operações ativas, com portal desktop para operações receptivas e o portal promoter para operações de vendas diretas. A ferramenta também possui a plataforma de negociações de dívidas, onde o usuário tem acesso a descontos previamente estabelecidos, a partir do cadastramento do seu CPF. Esse tipo de ferramenta possibilita que os clientes consigam resolver suas dívidas de maneira mais rápida, podendo acessar as condições pelo celular para verificar todas as formas de pagamento que a empresa oferece.
Outra possibilidade é a utilização do chatbot, ferramenta que automatiza o contato com o cliente por meio de um robô com inteligência cognitiva. Ele pode se integrar com o WhatsApp e redes sociais, facilitando os processos de cobrança e pagamento, como notificações de cobrança preventiva, envio da 2ª via de boleto e atualização de informações do cliente.
4.Dedique tempo aos seus clientes
Simplificando o processo de cobrança através das tecnologias de cobrança, você consegue aperfeiçoar processos administrativos e dedicar esforços para processos que visam aumentar a satisfação e fidelização dos seus clientes, o que influencia diretamente no crescimento de sua empresa.
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