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Passo a passo: confira como conseguir a atenção de clientes inadimplentes

Seja a sua empresa de pequeno, médio ou grande porte, a probabilidade de que exista clientes inadimplentes é quase que 100%, principalmente em um período onde uma crise financeira foi ocasionada devido à pandemia do novo coronavírus. Sabendo disso, se torna quase que impossível não ter um sistema de cobrança na sua empresa, uma vez que, inadimplências existem e vão continuar existindo e, obviamente, o intuito de qualquer empreendedor é não sair no prejuízo, mas sim, conseguir manter um acordo com esses clientes e até mesmo gerar um relacionamento através das cobranças de tal forma que não o perca como um consumidor no futuro.

De acordo com a Serasa Experian, o ano de 2021 já acumula cerca de 1,62 milhão de pessoas inadimplentes no Brasil, ou seja, pessoas que deixaram de pagar as suas dívidas e se tornaram negativadas. E então você se pergunta, o que eu devo fazer para conseguir a atenção desses clientes inadimplentes para então não sair no prejuízo? Para te ajudar, preparamos um passo a passo com 5 dicas de como reter essa atenção. Confira o passo a passo abaixo:

1. Faça uma análise do perfil do cliente 

O primeiro passo a ser seguido é verificar o perfil do cliente em questão. Procure saber quem é esse cliente, quanto tempo de relacionamento ele tem com a empresa, se possui alguma outra dívida passada ou se é o primeiro caso, pesquise como está o seu crédito no mercado e obviamente qual o valor e o tempo de dívida. Você pode se perguntar o por quê de pesquisar tudo isso inicialmente. É simples, para que você consiga ter um contato mais personalizado com o seu cliente e traçar quais estratégias são mais viáveis de oferecer para ele. Por exemplo, se for um cliente com um relacionamento mais sólido e duradouro com a empresa ele pode ser beneficiado com uma maior flexibilidade na negociação.

2. Aplique a cobrança preventiva

A cobrança preventiva pode ser uma ótima alternativa para reter a atenção de clientes inadimplentes. Ao verificar o histórico do cliente e perceber que em dados momentos existiram atrasos para a realização de pagamentos, é possível aplicar lembretes preventivos, através do disparo de SMS, por exemplo, lembrando que o vencimento da fatura já está próximo.  Dessa forma, clientes que acidentalmente esquecem dos vencimentos podem ficar atentos a não atrasar o pagamento, afinal, algumas dívidas estão ligadas ao esquecimento e não a falta de dinheiro ou qualquer outra questão.

3.  Mantenha um cadastro atualizado

É normal que algumas cobranças levem mais tempo que outras e, quando isso acontece, alguns cadastros podem ficar desatualizados, ou seja, pode existir uma mudança de número de telefone ou de e-mail, por exemplo. Assim, para que o contato com o seu cliente seja realizado da maneira mais assertiva possível, é de extrema importância que essas informações estejam sempre atualizadas. Isso irá te proporcionar uma cobrança mais ágil e eficiente, além de conseguir manter os cadastros com os dados importantes, para que os operadores usem sempre que necessário em cobranças, mas também se torna útil para manter o relacionamento com o cliente, afinal, você não quer perder o contato com ele, não é?!

4. Saiba como abordar os inadimplentes 

A forma como é realizado o contato com esses clientes inadimplentes é fundamental para conseguir sua atenção e, consequentemente, o seu pagamento. Realizar cobranças e oferecer acordos requer bastante paciência e prática, por isso, essa abordagem deve ser realizada por operadores treinados e especializados nesse segmento. Uma assessoria de cobrança pode ser fundamental para isso. A Meireles e Freitas Cobrança Digital tem mais de 30 anos no mercado de gestão de recebíveis e oferece um serviço de inteligência de negócio que alia o atendimento humanizado ao digital, permitindo a otimização dos processos e resultados de alto nível.

5. Ofereça um atendimento digital 

Sabemos que o atendimento humano é necessário e muito eficaz, mas para além dele, também existe o atendimento digital, que pode ser de grande utilidade quando aplicado da maneira correta, afinal, caminhamos cada vez mais para um mundo tecnológico e os clientes estão acompanhando essas evoluções, então oferecer também essa tendência de mercado se mostra muito eficaz.

Cada vez mais as corporações têm experimentado como novas ferramentas e soluções digitais podem trazer resultados positivos na realização de cobranças e negociações com os clientes. Entre essas soluções, iremos listar 4 que podem te auxiliar nesse processo:

5.1 – Portal de negociações 

Pensando em facilitar a negociação entre empresa e cliente, evitando que exista deslocamento até a sede da empresa, é que existem os portais de negociação, onde o cliente consegue resolver tudo sem sair de casa. No MF Pay, solução desenvolvida pela Meireles e Freitas Cobrança Digital é possível ter acesso a uma plataforma onde o cliente irá realizar o autoatendimento tendo acesso a descontos ou promoções em relação a dívida de acordo com o seu perfil e disponibilidades pré estabelecidas pela empresa. Caso o cliente tenha alguma dúvida ou queira realizar um outro tipo de negociação ele pode entrar em contato através do WhatsApp, e-mail, chat ou redes sociais, otimizando um processo que anteriormente demandaria muito mais tempo e consequentemente mais gastos.

5.2 – Omnichannel

Essa é uma ótima maneira de otimizar o atendimento com o cliente. Com a plataforma de Omnichannel é possível realizar uma integração de todos os canais de atendimento. Dessa forma o operador, ao iniciar o atendimento, já visualiza na sua tela todos os canais de contato, tendo acesso ao histórico do cliente e, assim, realiza um atendimento mais ágil e positivo.

5.3 – Agente virtual 

É uma vertente cada vez mais utilizada no mercado, que trata-se de um atendimento realizado por meio de um robô de inteligência artificial, ou seja, sem a intervenção humana. Porém, isso não significa que o atendimento é precário, o agente virtual é programável e personalizável, dependendo do tipo de tecnologia a ser utilizada. Em alguns casos, eles são confundidos até mesmo com um operador humano. Hoje em dia, os agentes virtuais são as ferramentas digitais mais utilizadas nas empresas, principalmente as que possuem uma alta demanda de contatos, dessa forma é possível resolver essas demandas com maior rapidez.

5.4 – Chatbots 

Assim como o agente virtual, o chatbot também funciona por meio de inteligência artificial. É um programa de computador personalizado para cada tipo de segmento e necessidade que responde prontamente o cliente fazendo com que ele não fique aguardando por tanto tempo uma resposta e oferecendo previamente o suporte necessário. Com o avanço da tecnologia o uso da inteligência artificial tem se tornado cada vez mais necessária e eficiente, uma vez que, mesmo que seja por meio de robôs, é possível sim entregar um atendimento por meio de uma conversa humanizada, fazendo com que muitas vezes o cliente sequer perceba que está interagindo com um programa.

Portanto, busque por alternativas que te mostrem, de fato, resultados expressivos, pois toda empresa precisa de uma boa saúde financeira para se manter no mercado. Lidar com clientes inadimplentes tornou-se rotineiro e, para que isso se torne uma atividade que tenha uma solução, é necessário saber como chamar atenção desses clientes e quais ferramentas utilizar para isso.

A cobrança precisa ser feita de forma efetiva, por isso, invista em uma assessoria de cobrança personalizada, invista na sua empresa, invista no seu futuro com a Meireles e Freitas Cobrança Digital. Para saber mais, entre em contato com a gente através do número de telefone e WhatsApp (85) 99778.0071 ou do e-mail [email protected].