fbpx

Inadimplência bate novo recorde: 64 milhões de brasileiros endividados

A inadimplência no país atingiu em outubro deste ano o recorde de 64,87 milhões de brasileiros, representando um aumento de 2,4% em relação a setembro e de 14,6% em relação a outubro de 2015, segundo um levantamento do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). É o maior nível desde que a pesquisa foi iniciada, em 2015.

A taxa de inadimplência é considerada a medida mais genérica da economia e, portanto, uma das mais importantes para o mercado financeiro. É calculada pelo SPC Brasil com base nos dados do Cadastro Positivo, uma iniciativa que reúne informações de mais de 300 milhões de consumidores de todo o país.

A pesquisa revela que a conclusão das negociações de dívidas em atraso tem um impacto direto sobre a vida financeira do consumidor. Apenas 25,38% dos consumidores que não estão em atraso com suas dívidas têm um bom controle sobre o orçamento. Já naqueles que possuem dívidas, este percentual é de apenas 8,53%, representando uma queda de 67,06%. A pesquisa mostra ainda que, entre os que têm dívidas em atraso, apenas 8% conseguem fazer poupança; entre os que não têm dívidas, este percentual é de 22%.

De acordo com esses dados, é possível afirmar que o aumento do número de dívidas em atraso é devido principalmente ao aumento das dívidas bancárias e das contas relativas à comunicação, como, contas de internet, TV a cabo e telefone. Isso mostra que o acréscimo desses segmentos é o responsável por grande parte do aumento de dívidas em atraso, pois eles explicam 61% do crescimento. Além disso, o crescimento das contas de comunicação pode ser atribuído à popularização destes serviços, aumentando assim o risco de crédito do cliente médio.

O crescimento dos novos devedores no SPC Brasil mostra que a pandemia afetou a renda dos brasileiros e a capacidade de honrar compromissos financeiros. O momento requer cautela, pois é necessário avaliar os custos das dívidas, bem como os efeitos na saúde financeira das famílias. O aumento dos novos devedores é um alerta para o governo e para a sociedade. É necessário investir na educação financeira e acompanhar a evolução dos devedores. O consumidor deve ficar atento para não se endividar além da sua capacidade de pagamento e para poder honrar os compromissos assumidos. Além disso, é importante buscar ajuda de profissionais especializados para lidar com dívidas e obter orientação sobre como gerir melhor as finanças pessoais.

Na Meireles e Freitas Cobrança Digital, todo o processo é feito com companhamento de profissionais qualificados, que recebem treinamento constante para atingir os melhores resultados possíveis.

A equipe de cobrança da Meireles e Freitas Cobrança Digital oferece serviços especializados, com a utilização de ferramentas e técnicas inovadoras e eficazes. Ela trabalha em conjunto com o cliente, analisando as informações para desenvolver a melhor estratégia para recuperar a dívida. Além disso, a equipe se preza por manter um bom relacionamento com os devedores, buscando alternativas de negociação que sejam satisfatórias para ambas as partes. Fale com um especialista de cobrança por meio do e-mail [email protected] ou telefone e WhatsApp: (85) 99778.0071 e descubra como diminuir a inadimplência da sua empresa com a cobrança amigável.