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Como reduzir a inadimplência e alcançar o equilíbrio financeiro?

A inadimplência continua sendo um problema frequente e crescente no país, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) levando em consideração o aumento do uso do cartão de crédito, o número de brasileiros endividados bateu um novo recorde em abril: 77,7% das famílias brasileiras fecharam o mês com alguma dívida ,contra 77,5% em março, ao comparar com o mês de abril do ano passado o salto foi de 10,2 pontos percentuais.

À medida que a inadimplência cresce por todo o país, cresce também os problemas a serem enfrentados por empresas, principalmente as de grande porte, que lidam com um número elevado de inadimplentes. O principal problema é quando a inadimplência se torna duradoura, ou seja, um caso que não está sendo revertido, afetando diretamente na saúde financeira das corporações, levando, muitas vezes, à falência.

Saúde financeira é a condição na qual a empresa tem total controle sobre o seu capital e, dessa forma, é capaz de gerenciar os seus gastos e planejar seus investimentos. Desse modo, é a saúde financeira da organização que atesta sua capacidade de honrar todos os seus compromissos.

Reduzir a inadimplência é fundamental para manter uma boa saúde financeira

Ao gerenciar uma empresa é normal que empreendedores, gestores, mantenedores e afins precisem lidar com diversos fatores, como: área de vendas, marketing, gestão de pessoas e muito mais… Mas além disso, ainda há um fator que requer bastante atenção, dedicação e cuidado: a inadimplência.

Infelizmente, é extremamente raro encontrar um negócio, nos dias de hoje, que não sofra com a inadimplência que se alastra pelo país, os dados crescem cada vez mais, conforme foi mostrado anteriormente, e por isso é que conseguir controlar esse índice é tão importante. Afinal, quando se torna possível controlar a inadimplência significa que a saúde financeira da empresa fica positiva, ou seja, os funcionários passam a receber em dia, é possível arcar com as despesas empresariais e garantir um fundo de emergência, além, é claro, de garantir o lucro que toda empresa necessita ter em caixa para ser sustentável e rentável.

Como calcular a inadimplência?

Para calcular a inadimplência referente a sua empresa é utilizada uma fórmula simples, basta conhecer os valores da dívida do cliente com a organização e considerar como inadimplentes todos aqueles que estão em atraso dentro da sua faixa de cobrança, você pode dividir o valor pelo número que foi faturado durante o mesmo número de dias e multiplicar por cem.

Na prática funciona da seguinte maneira, confira um exemplo fictício: uma loja teve no mês de abril R$70.000,00 de pagamentos atrasados e no mesmo período ela conseguiu faturar cerca de R$150.000,00, ou seja, nesse caso, a taxa de inadimplência é os 70 mil dividido pelos 150 mil o que daria uma taxa de 46%.


Como reduzir a inadimplência?

Existem diversos fatores que colaboram para uma redução significativa da inadimplência, mas a principal e que engloba todas as outras é ter uma assessoria de cobrança especializada. Quando a empresa conta com esse suporte ela consegue não só reduzir o seu índice de inadimplência como também diminuir inúmeros processos burocráticos, conseguindo focar em outras áreas da empresa. Confira abaixo quais passos são fundamentais para uma redução de clientes inadimplentes:

1. Cobrança preventiva: este contato preventivo gera um diálogo sobre intenções de pagamento, além de tirar dúvidas e solucionar problemas, como o envio de uma segunda via de boleto. Essa técnica fortalece o relacionamento empresa-consumidor, proporcionando um controle maior do fluxo de caixa e reduzindo a inadimplência, podendo ser feita tanto por operadores humanos como através de soluções digitais, como agentes virtuais, SMS e e-mail, o que amplia as possibilidades de lembretes ao cliente.

2. Seja Omnichannel: trabalhamos com a utilização de ferramentas digitais durante todo o processo de cobrança, com o objetivo de torná-lo mais rápido e assertivo. Com a utilização dessas ferramentas e a automação de processos, oferecemos diferentes possibilidades para o consumidor e aceleramos passos, por exemplo, por meio do envio automático de boletos e faturas, das negociações através de portais de pagamento e do contato através de agentes virtuais. Assim, aproximamos a empresa do cliente e realizamos um trabalho mais assertivo. Além de estar presente nos mais diferentes canais de comunicação e cobrança, oferecendo diversas possibilidades para o cliente.

3. Diversifique as formas de pagamentos: oferecendo os mais diversos tipos de pagamento, você passa a facilitar a quitação da dívida também. É interessante oferecer ao cliente maneiras de pagamentos que estejam dentro da sua realidade, como: cartão de crédito, parcelamentos, pix, boletos, débito automático, o ideal é oferecer opções para os clientes.

4. Atualize os dados cadastrais dos clientes: é normal que algumas cobranças levem mais tempo que outras e, quando isso acontece, alguns cadastros podem ficar desatualizados, ou seja, pode existir uma mudança de número de telefone ou de e-mail, por exemplo. Assim, para que o contato com o seu cliente seja realizado da maneira mais assertiva possível, é de extrema importância que essas informações estejam sempre atualizadas. Isso irá proporcionar uma cobrança mais ágil e eficiente, além de conseguir manter os cadastros com os dados importantes, para que os operadores usem sempre que necessário em cobranças, mas também se torna útil para manter o relacionamento com o cliente.

5. Realize análise de crédito: contamos com um time de especialistas para realizar uma análise de crédito eficaz e segura, preservando, assim, a saúde financeira do seu negócio, por meio da elaboração de estratégias que contribuam na redução da inadimplência e que evitem impactos no fluxo de caixa da empresa. A análise de crédito garante mais segurança para o financeiro do negócio, permitindo melhores resultados no seu crescimento sustentável.

6. Ofereça soluções em cobrança assertivas: a Meireles e Freitas possui diversas soluções de cobrança e relacionamento desenvolvidas internamente, oferecendo o que há de mais revolucionário no mercado de cobrança. Aliadas à estratégias especializadas e inteligência de negócio, as soluções da MF Digital promovem processos assertivos e resultados de alto nível junto aos nossos clientes.

6.1. Smart One X: o Smart One X integra o agente virtual humanizado, com reconhecimento de voz e cognição avançada, com o chatbot de texto para negociações via WhatsApp e demais redes sociais. Com ele, o cliente pode receber a ligação de cobrança e, caso prefira, pode migrar para o diálogo em aplicativos de mensagens instantâneas, sem intervenção humana, realizando uma negociação totalmente digital. Para carteiras mais complexas, que exigem o atendimento humano, realizamos a automação nos sistemas e processos, a fim de aumentar a produtividade, mantendo o relacionamento e persuasão na negociação. Além disso, disponibilizamos relatórios analíticos para garantir o aumento dos resultados e a assertividade das estratégias.

6.2. Promopay: o Promopay integra sistemas de pagamento e negociação, com foco na retenção de clientes e crescimento das vendas. Esta solução foi pensada e desenvolvida especialmente para as empresas que mantêm o contato presencial com seu cliente, seja ele a pessoa jurídica ou física. Após identificar o débito, o consultor, através de um smartphone, negocia com o cliente e envia o link para que o pagamento seja realizado online por meio de boleto, cartão de crédito ou débito. O pagamento é confirmado na hora, deixando o cliente apto para realizar uma nova compra.

6.3. Social Group: o Social Group é a tecnologia omnichannel da Meireles e Freitas, pensada e desenvolvida com o propósito maior de unificar os canais de relacionamento, bem como acelerar o processo de comunicação e unificar o relacionamento entre empresa e cliente. A partir dessas necessidades, com agilidade na implantação e no contato imediato humanizado, o Social Group dispõe de tecnologia de última geração e o poder da integração de plataformas e canais, facilitando o acesso ao cliente, reduzindo o tempo de procura e captação, além de abrir portas para o contato ativo ou receptivo.

6.4. MF Resolution: o MF Resolution surge a partir da tendência da solução amigável de conflitos. Com o suporte de uma equipe jurídica especializada, esta solução possibilita a melhor compreensão, de maneira ágil, de uma situação de insatisfação diretamente com o consumidor, gerando uma atmosfera propícia ao diálogo e posterior solução. O recebimento da queixa vem da integração de sistemas, que pode ser da própria empresa contratante, por meio do seu SAC, ou vindo de sites especializados em reclamações. Desse modo, encontramos em conjunto, uma proposta eficaz e criativa quanto à resolução do conflito, atendendo ao interesse de ambas as partes.

6.5. MF Pay: o MF Pay é a solução digital de pagamentos da Meireles e Freitas, ferramenta que dispõe de uma plataforma mobile para operações ativas, um portal desktop para operações receptivas, além do portal promoter para operações de vendas diretas. Esta solução também possui uma plataforma de negociações de dívidas, onde o usuário tem acesso, a partir do cadastramento do seu CPF, a descontos previamente estabelecidos, possibilitando que os clientes consigam resolver a dívida de maneira mais rápida, acessando as condições pelo celular para verificar todas as formas de pagamento que a empresa oferece.

6.6. Equipe externa: a operação de cobrança externa da Meireles e Freitas conta com uma equipe de motoqueiros treinados para realizar as atividades desse tipo de cobrança, como as notificações de débitos, propostas de negociação, notificação de suspensão de fornecimento, cobrança do custo administrativo de inspeção ou de outros do interesse da contratante, bem como a suspensão do fornecimento do serviço, no caso do não pagamento, e o restabelecimento, após o pagamento efetuado. A nossa equipe externa trabalha com segurança máxima, realizando treinamentos de preparação, primeiros socorros, NR-10, entre outros treinamentos.

6.7. Chatbot: o chatbot é uma solução que tem se tornado uma das maiores tendências do mercado corporativo atual. Na cobrança, essa ferramenta é capaz de automatizar o contato com o cliente, por meio de um robô com inteligência cognitiva, proporcionando uma comunicação rápida, ágil e assertiva, sem nenhuma intervenção humana. Os MF Bots estão preparados para realizar diversos tipos de atendimento, inclusive a cobrança preventiva, enviar 2ª via de boleto, atualizar informações de cadastro, realizar outras operações de cobrança e pagamento, entre outras funcionalidades. Além disso, eles possibilitam infinitas integrações via APIs de sistemas, conforme as necessidades de cada canal de comunicação da empresa, o que facilita ainda mais o contato de excelência com o cliente.

6.8. Negociador humano: sabemos que, hoje, o contato humano ainda é de extrema importância no contexto de negociações mais complexas na gestão de recebíveis. Por isso, contamos com um time de negociadores humanos especializados em uma comunicação eficiente e clara, sempre levando em consideração a resolução do problema. Treinados para desenvolverem habilidades multitasking, os nossos negociadores humanos estão aptos a lidarem com as novas tecnologias e automação de processos, trabalhando, por exemplo, através de plataformas omnichannel e automação por RPA.

6.9. PA Digital: a PA Digital é uma solução automatizada em que, por meio de Inteligência Artificial (IA), o operador digital é preparado para realizar atendimentos ligados à cobrança, como o envio de lembretes preventivos, o encaminhamento de boletos ou código de barras, além da própria negociação em determinados casos. Oferecemos uma PA Digital com a possibilidade de diversas integrações de canais, para que, assim, consigamos desempenhar um serviço de qualidade completo, gerando uma experiência de excelência para o consumidor.

Uma gestão de cobrança ajuda a evitar prejuízo nas empresas tornando possível controlar a inadimplência e restaurar a saúde financeira de forma segura. Há mais de 20 anos, a Meireles e Freitas trabalha integrando todo o ciclo de crédito e cobrança para prestar um serviço completo, com resultados de alto nível. Hoje, contamos com o que há de mais moderno e inovador no mercado de cobrança, tanto em termos de estrutura, como em termos de tecnologia. Dispomos de inteligência de negócio que alia o atendimento humanizado ao digital, permitindo a otimização dos processos e a redução na carteira de inadimplência, por meio de um serviço de cobrança efetivo.

Quer saber mais sobre controle da inadimplência e investir em uma assessoria de cobrança especializada? Entre em contato conosco através do telefone e whatsapp: (85) 9 9778-0071 ou do e-mail [email protected].br.