Muitas empresas ainda acreditam que o processo de cobrança inicia apenas após o cliente atrasar o pagamento. Esse tipo de prática pode ser extremamente negativa para o seu negócio, pois influencia diretamente na quantidade de consumidores inadimplentes.
A cobrança preventiva, também conhecida como pré-cobrança, tem o objetivo de criar um contato com o cliente, a fim de lembrá-lo sobre o vencimento de sua conta e descobrir se há a intenção de pagá-la. Além disso, a pré-cobrança também serve para sanar dúvidas e dar suporte ao consumidor.
Apesar de aparentemente ser uma estratégia óbvia de ser aplicada, muitas empresas ainda não investem na cobrança preventiva. A cobrança preventiva traz benefícios não apenas na diminuição do número de clientes inadimplentes, mas contribui para uma série de fatores que influenciam no andamento de uma empresa. Neste conteúdo apresentaremos algumas das vantagens de investir nessa estratégia.
1.Reduz a inadimplência
Como mencionado anteriormente, a redução do número de clientes inadimplentes é considerada a maior vantagem da pré-cobrança, pois, muitas vezes, o contato prévio com o cliente diminui as chances de atraso no pagamento.
É claro que o não pagamento de uma dívida tem diversas causas, mas muitas delas podem ser evitadas através do contato prévio, como a perda de um boleto ou a troca da data de pagamento.
2.Melhora a gestão financeira da empresa
A cobrança preventiva está diretamente ligada a uma boa gestão financeira, pois a redução da inadimplência contribui para a estabilidade da empresa. Controlando o fluxo de caixa, fica mais fácil investir em sua expansão e aproveitar as oportunidades de negócio que surgirem.
3.Melhora o relacionamento com os clientes
O processo de cobrança pode ser sim uma oportunidade para melhorar o relacionamento com o cliente, dependendo da estratégia e da abordagem utilizadas. As ações de pré-cobrança são muito eficazes nesse quesito, pois a empresa acaba demonstrando interesse em ajudar o cliente. Por isso, é essencial não se prender ao problema e focar na recuperação da dívida de maneira amigável e natural, sempre se colocando à disposição para ajudar a solucionar as dúvidas e problemas.
4.Amplia suas soluções de negociação
Como é possível que a cobrança preventiva aumente as soluções de negociação da sua empresa? Esse benefício nem sempre é observado, mas, em geral, através de uma gestão de cobranças eficaz, é possível personalizar o atendimento e oferecer ao cliente aquilo que ele precisa, facilitando, por exemplo, formas de pagamento, o que desenvolve o seu poder de negociação.
5.Favorece crescimento sustentável
Esse modelo possibilita que o negócio consiga organizar suas finanças, além de trabalhar com uma previsão de receitas mais próxima da realidade. Tendo essas informações, atreladas a um bom relacionamento com clientes, a empresa pode dedicar-se a atrair novos clientes e ampliar sua atuação no mercado.
Tecnologias para cobrança preventiva
Para uma cobrança preventiva mais eficiente e que, consequentemente, gere melhores resultados, também é interessante investir em tecnologias de cobrança. Esses tipos de soluções ajudam a empresa a chegar no cliente de forma mais efetiva.
SMS E E-MAIL:
Esses recursos servem, de um modo prático, para enviar mensagens de lembretes da cobrança para os clientes. A cobrança preventiva chega de maneira acessível, através desses recursos bastante utilizados, conseguindo evitar o atraso de pagamentos.
AGENTES VIRTUAIS:
O Agente Virtual é um robô capaz de entrar em contato com o cliente e fazer, desde a cobrança preventiva, até negociações mais inteligentes. No caso da Meireles e Freitas, existe a possibilidade de personalização do agente, assim, são maiores as chances de um contato de sucesso com o cliente.
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