A modernização dos canais de comunicação com o cliente, das ferramentas e abordagens de cobrança tem contribuído de forma fundamental para a sustentabilidade da saúde financeira de empresas de diversos setores. Para o segmento de utilities, por exemplo, é crucial investir em técnicas de cobrança arrojadas e que fortaleçam o relacionamento com o consumidor final, especialmente nesse momento em que as taxas de inadimplência têm chegado a níveis extraordinários.
A cobrança externa é um excelente exemplo de abordagem que traz inúmeros benefícios nos resultados da gestão de recebíveis e, até mesmo, quando se trata do relacionamento com o cliente. Esse tipo de cobrança ocorre com a ida de um cobrador representante até o cliente, após o débito identificado, tendo como objetivo negociar a dívida e receber o pagamento.
A Meireles e Freitas Cobrança Digital, com mais de 20 anos de experiência no mercado de utilities, possui a capacidade de atuação na gestão de recebíveis em todo o Brasil, com efetividade e qualidade máxima. Reconhecida pela qualidade mantida em todos os serviços e pelos resultados diferenciados, agora rege um grande projeto de cobrança externa para uma importante empresa do setor de utilities, atuando em todo o estado do Ceará e em Goiás.
Como funciona a cobrança externa?
O processo de cobrança externa realizado pela Meireles e Freitas possui diversas vantagens, como a melhor aproximação com o cliente inadimplente. Realizamos a notificação e negociação de maneira mais pessoal e eficiente, podendo, inclusive, oferecer condições especiais para que, assim, o devedor se torne um cliente ativo e possamos restabelecer o fornecimento do serviço.
Também utilizamos esse momento de contato com o cliente para atualizar dados, como telefone e e-mail do responsável financeiro daquele determinado endereço. Dessa forma, conseguimos trazer essas informações atualizadas para a nossa base e, assim, ter mais assertividade nos futuros contatos. Além disso, com o contato presencial, é possível gerar evidências do processo, se houve violação ou não do medidor, por exemplo, conseguindo ter um controle ainda maior de cada caso.
Resultados de sucesso
Com apenas um mês do início da operação, chegamos a resultados expressivos no número de serviços realizados durante a ida do cobrador representante até o cliente e, principalmente, no número de negociações. Em apenas um dos estados em que a operação atua, chegamos a mais de 3 mil negociações durante o mês de agosto de 2021, demonstrando a eficiência desse tipo de abordagem e a preparação dos nossos operadores no contato e relacionamento com o cliente final.
A Meireles e Freitas oferece soluções para que o seu processo de negociação de cobrança seja positivo, desde a análise das carteiras e perfis de inadimplentes, até a comunicação com o cliente através de abordagens efetivas. Quer conhecer mais dos nossos serviços? Entre em contato conosco através do telefone e whatsapp: (85) 99778.0071 ou do e-mail [email protected]