O dia do consumidor é uma data celebrada mundialmente em 15 de março. O dia é considerado especial tanto por relembrar a importância e os direitos dos consumidores, como, também, por muitas empresas aproveitarem o momento para oferecer promoções e condições especiais para o seu público.
Mas, você sabe o porquê dessa data ser considerada internacionalmente como o dia do consumidor? Como um serviço de cobrança pode ter uma boa relação com os consumidores? Isso e muito mais você vai descobrir neste artigo.
A origem do dia do consumidor remete à metade do século passado, quando o ex-presidente americano John Kennedy realizou, em 15 de março de 1962, no congresso americano, um discurso onde defendia os direitos dos consumidores.
O momento foi considerado um marco no estabelecimento de políticas que tornassem claras os direitos e deveres dos consumidores. Em alusão a esse importante momento da história, o dia passou a ser considerado internacionalmente como o dia do consumidor.
No Brasil, em 11 de setembro de 1990, o conhecido Código de Defesa do Consumidor foi instituído pela lei Nº 8.078. Ele reúne um conjunto de normas que visa regulamentar a relação entre consumidor e fornecedor de um produto ou serviço. Antes disso, não havia nenhuma lei que buscasse estabelecer uma política de direitos e garantias ao consumidor.
Mesmo sem regulamentação, a relação entre consumidor e fornecedor é uma das bases do capitalismo e por isso existe há muito tempo, tendo sido objeto de estudo por muitos especialistas.
Um deles, desde o início do século XX, estudou e classificou a relação entre fornecedor e consumidor, observando seu funcionamento antes mesmo do momento da realização da compra. Ele dividiu esse processo em 5 fases.
Nelas, a interação entre as duas partes teve várias mudanças de foco, como:
- No produto
- No consumidor
- No valor dos produtos
- No consumo no mercado digital
- No consumo voltado ao bem-estar humano
Como é possível observar, a relação entre consumidores e fornecedores vem se tornando cada vez mais dinâmica e complexa. O principal vetor dessas mudanças é a evolução constante da mentalidade dos consumidores, tornando-os cada vez mais informados e exigentes.
Hoje, os consumidores buscam soluções que não apenas os ajude a resolver um problema, mas que contribua com sua qualidade de vida e da sociedade como um todo.
Ao longo de sua trajetória, Meireles e Freitas sempre apostou na importância de um relacionamento de qualidade entre consumidor e fornecedor. Por isso, investe significativamente em metodologia e treinamentos que desenvolvem soft skills como empatia, afinidade e escuta.
Os colaboradores são habilitados para acolher as demandas do fornecedor e do cliente e chegar a uma conciliação, uma solução que traga ganhos para todos os envolvidos.
Hoje, mesmo com a adoção de novas tecnologias, que permitem o desenvolvimento de soluções com inteligência artificial e machine learning. Os valores que permeiam a relação da Meireles e Freitas com os consumidores seguem sendo norteadores, o que torna as negociações muito mais eficientes.
Outro objetivo da estratégia da Meireles e Freitas é ressignificar uma mentalidade enraizada no imaginário popular dos consumidores de que o serviço de cobrança é uma perturbação de sossego.
Esse pensamento está sendo transformado com o nosso atendimento humanizado e acolhedor. Com ele, é possível mostrar ao consumidor que esse é o primeiro passo para a recuperação do seu poder de compra e a volta da liberdade para consumir o que desejar.
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