O primeiro passo de toda empresa que deseja rentabilizar a sua carteira de clientes é conhecê-los, saber, de fato, o perfil dos seus clientes, seus hábitos de compras, informações cadastrais e tudo o que for necessário para manter um relacionamento duradouro. Conhecer bem o cliente e ter informações atualizadas sobre o seu comportamento de pagamento são medidas fundamentais para reduzir a inadimplência ou para realizar procedimentos de cobrança de forma mais estratégica.
O que é uma carteira de clientes?
É uma ferramenta que as empresas utilizam para auxiliar na organização e desenvolvimento da melhor comunicação e relacionamento com os clientes. Quando utilizada no setor de vendas, a carteira representa todos os meios de contatos que o vendedor ou operador vai utilizar em determinado nível de relacionamento.
Normalmente são utilizados alguns recursos para controlar a carteira de clientes, na Meireles e Freitas, por exemplo, é utilizado o CRM, como forma de armazenar todas as informações e dados necessários sobre cada cliente. Essas informações são de extrema importância para que se consiga ter uma melhor gestão da carteira.
Como rentabilizar com a carteira e controlar os custos?
Como foi dito anteriormente, conhecer o cliente é o primeiro passo para obter sucesso, isso porque, para que sejam aplicadas estratégias assertivas durante o processo de cobrança, é necessário saber qual o perfil do cliente que será abordado, para só então, aplicar, por exemplo, os canais de comunicação mais eficazes.
De acordo com Dennys Claudio, Gerente de Inteligência de Negócios do Grupo Meireles e Freitas, existem inúmeras maneiras de abordar o cliente para realizar a cobrança, seja ela preventiva, seja através de SMS, ligação, seja por agente virtual ou atendimento humano. As maneiras são diversas, mas o ideal é que não seja utilizado todos esses meios ao mesmo tempo e nem para todos os clientes.
Isso tudo porque quando se utiliza todos os canais sem nenhuma análise prévia, a comunicação não é eficiente com o cliente e o seu custo será alto, ou seja, vai existir um maior gasto sem obter resultados positivos. Para que possamos entender melhor, vejamos o seguinte exemplo: supomos que existem dois perfis de cliente, um mais jovem, que sempre está conectado e prefere resolver tudo de forma mais rápida, e outro mais velho, que ainda não possui tanta familiaridade com o online e se sente mais seguro falando com um atendente humano, para ambos os perfis eu vou poder utilizar o mesmo canal para cobrança? Não! O ideal é que para o perfil um seja realizado o contato via WhatsApp, por exemplo, com o auxílio de um agente virtual. Já para o perfil dois será mais eficiente uma ligação com o operador humano.
Realizando esse tipo de procedimento se torna possível conseguir mais êxito nas tentativas de contato para realização da cobrança, pois você estará se conectando com o cliente de acordo com o seu perfil, interesses e preferências. E mesmo que a sua carteira de clientes seja bastante ampla, é possível sim identificar esses grupos de perfis. Hoje em dia, podemos contar com o auxílio da análise de dados que é realizada por cientistas de dados que conseguem estudar tendências e mapear esses perfis e, consequentemente, orientar como devemos atuar para cada um deles, fazendo com que as empresas sejam mais assertivas e produtivas.
Portanto, conhecer, estudar e atuar de forma estratégica faz com que você consiga segmentar melhor a sua carteira e consequentemente obter uma recuperação de crédito maior e tudo isso com menos custos, visto que agora a sua empresa está optando pelos canais de comunicação corretos e destinando o investimento naquele cliente da maneira certa.
Para saber mais sobre estratégias de rentabilização e recuperação de crédito para o seu negócio é só entrar em contato através do número (85) 99778.0071 ou do e-mail [email protected].