SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS QUE ACELERAM O ATENDIMENTO E AUMENTAM O RESULTADO
Nossa sociedade está cada vez mais familiarizada com a inserção, pouco a pouco, de inteligência artificial capazes de nos livrar de certos afazeres ou de torná-los mais rápidos e intuitivos. O mesmo acontece no ambiente corporativo que a cada dia precisa encontrar formas de conciliar a evolução tecnológica com a demanda de um mercado cada vez mais exigente e mutável.
No setor financeiro não é diferente, mas tem seus próprios desafios. Quando o assunto é dinheiro o medo da mudança é sempre presente. Precisamos desmistificar então o que essa “modernidade” traz e usar isso a favor da saúde financeira de cada empresa.
Para facilitar ainda mais, elencamos neste conteúdo tecnologias e explicamos cada uma de forma direta e prática, para que você saiba diferenciá-las e entender como ocorre sua aplicação com objetivo de aumentar a arrecadação da sua empresa e ampliar o relacionamento com o cliente.
Agente Virtual: antigamente conhecidos apenas como “robôs de atendimento”, ganharam notoriedade negativa devido ao mal uso e falta de outros recursos que potencializam sua participação positiva no atendimento. Hoje podem ser verdadeiros aliados nas estratégias de vendas, bem como nas estratégias de cobrança, pois podem possuir características humanas que, aliadas à inteligência artificial permitem que ele interaja com o cliente dando vazão a atendimentos mais simples e intermediários. Ele pode assumir as características da empresa, como persona, comportamento e modo de fala.
Plataformas Multicanal: conhecidas também como tecnologias omnichannel, são ferramentas que integram vários canais de atendimento em uma única tela para uso tanto do operador humano, como também de disparos automatizados. Ou seja, se a empresa atende via redes sociais, chat no site, aplicativo próprio ou semelhante, pode integrar tais canais numa plataforma que recebe as mensagens no mesmo local. Também é possível montar estratégias para canais específicos com mensagens automáticas, envio de lembretes e arquivos como 2ª via boletos, etc.
Portal de Negociação/Pagamentos: são softwares próprios para gestão de recebíveis que, sincronizadas a cartões e bancos permitem que a empresa possua seu próprio ambiente seguro e online para realizar não só o pagamento, como também para consultar débitos, simular negociações, sugerir proposta, acessar vias de contas e canais de contato.
Robô CPC: Inteligência artificial de leitura de banco de dados que identifica perfis de clientes com base nos históricos e permite criar segmentações de público de perfil similar, dando oportunidade a empresa desenvolver ações coordenadas para perfis específicos, aumentando a assertividade.
Cientista de Dados: dentre todas as opções apresentadas, é o único com caráter humano, cuja função está totalmente adaptada ao modelo de gestão digital pela sua característica analítica. O cientista de dados vai reunir os dados de relatórios de cada campanha e cruzá-los com os pesquisa de mercado, assim a avaliação da campanha se torna totalmente científica e com base em dados concretos, os gaps são encontrados com mais facilidade e os direcionamentos das operações são ajustados com rapidez.
Todas essas tecnologias e mais você pode encontrar junto com a Meireles e Freitas Cobrança Digital, empresa com mais de 40 anos de mercado e diversas grandes conquistas acumuladas, como por exemplo o selo GPTW de uma das melhores empresas para se trabalhar da América Latina e uma carteira de grandes clientes de diversos setores do mercado nacional.
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