Manter um caixa equilibrado e garantir a saúde financeira é importante para que qualquer empresa consiga ter uma vida útil longa e alcance um lugar de destaque no mercado, se sobressaindo aos seus concorrentes. Para conseguir colocar tudo isso em prática, é de extrema importância que o setor financeiro da empresa tenha uma assessoria de gestão de recebíveis e cobrança que desenvolva todos os processos de negociação com os clientes e, consequentemente, construa um relacionamento de confiança e estabilidade.
A escolha de qual assessoria de cobrança optar para desempenhar esse papel tão importante precisa ser feita com bastante cuidado, afinal, é uma missão que exige seriedade, competência e muita experiência.
Entenda o Case
Sabendo dessa necessidade, uma grande empresa nacional do ramo de serviços financeiros percebeu que precisava investir em uma assessoria de gestão de cobrança terceirizada, mas para fazer isso da maneira mais assertiva possível, convidou diferentes empresas que prestam esse serviço para, durante 30 dias, executar estratégias e apresentar resultados mediante as necessidades do grupo financeiro.
Na ocasião, a empresa ofereceu a cada assessoria uma carteira com aproximadamente dez mil clientes inadimplentes para que quem fizesse o melhor resultado em arrecadação, mas também realizasse uma entrega de qualidade em relatórios e inovação, iniciasse o trabalho de desempenhar a função juntamente com a empresa contratante.
Assim, a Meireles e Freitas Cobrança Digital, que atua no segmento de cobrança e gestão de recebíveis há mais de 30 anos, foi convidada a participar e a colocar em prática toda a sua experiência, desenvolvendo soluções inovadoras aliadas à tecnologia de ponta, a fim de gerar resultados de sucesso.
Durante a execução das atividades, era apresentado um ranking onde cada empresa ocupava uma colocação de acordo com os seus resultados. Conforme os critérios de avaliação a serem seguidos, definido previamente, a corporação estabeleceu que a mensuração seria feita a partir de um Balance Score Card que foi estruturado da seguinte maneira:
Recuperação Financeira: resultados obtidos durante o piloto (receberia um peso de 30%);
Inovação e Digitalização: estrutura e ferramentas digitais disponibilizados durante o piloto, troca de boas práticas (receberia um peso de 30%);
Velocidade e qualidade: qualidade de atendimento, discagem, velocidade das áreas de suporte (treinamento/qualidade/projetos/planejamento/mis) (receberia um peso de 20%);
Report de Indicadores: apuração e disponibilização de análises e informações pertinentes ao negócio, indicadores operacionais e de resultado financeiro (receberia um peso de 20%).
Com o decorrer do andamento do piloto, Meireles e Freitas analisou as melhores estratégias a serem adotadas, observando os principais pontos de destaque e oportunidade da corporação, além de estudar profundamente as dores do cliente para, só assim, colocar em prática as soluções necessárias. Portanto, a Meireles e Freitas, ao passar do tempo, conseguiu ir conquistando cada vez mais uma melhor posição no ranking, até alcançar o primeiro lugar e lá permanecer até o final do projeto.
Métodos aplicados
Para obter os resultados esperados, a Meireles e Freitas optou por colocar em prática as ações de atendimento humano ativo e receptivo, SMS, Agente Virtual e Whatsapp receptivo, práticas essas que nos levaram a obter sucesso nas ações e ser a assessoria escolhida no final do piloto e continuar o trabalho de cobrança e gestão de recebíveis, o que, mais uma vez, mostra a Meireles e Freitas como a assessoria de cobrança líder em resultados, o que reflete todo o comprometimento de sua equipe e excelência no serviço prestado.
Resultados
Durante o mês de outubro, a Meireles e Freitas conseguiu obter um resultado bastante satisfatório, conseguindo a primeira colocação no ranking geral com uma recuperação de cerca de 75,52%. Outro dado importante é que na régua de cobrança durante o período de 91 a 120 dias de atraso de dívidas a Meireles e Freitas conseguiu uma recuperação de 53,11%, valor bem acima do restante das outras empresas, enquanto o segundo colocado tinha apenas uma média de 20,65%, uma diferença que mostra o quanto a Meireles e Freitas está engajada para oferecer excelência em cada entrega, bem como resultados de alto nível.
Dessa forma, é com muito orgulho que apresentamos não só mais um case de sucesso da Meireles e Freitas, mas como seguimos trabalhando juntos e conquistando cada vez mais a confiança de grandes empresas do mercado, colaborando de forma significativa para que corporações consigam aumentar as suas receitas e crescer financeiramente saudáveis, e assim, construir grandes legados.
Quer conversar sobre as melhores estratégias de cobrança para o seu negócio? Entre em contato conosco através do número (85) 99778.0071 ou do e-mail [email protected]