A Meireles e Freitas reuniu profissionais de setores estratégicos da empresa para participarem do primeiro Hackathon da organização. Com o tema “Ampliando Ideias”, o evento aconteceu nos dias 12 e 13 de abril de 2024, no Hotel Sonata.
Para quem não conhece, o propósito desse momento é disponibilizar um ambiente totalmente focado na criação de novas soluções e projetos criativos.
Sua metodologia funciona como uma maratona/gincana, em que os participantes são divididos em equipes e elas são orientadas a dar foco total na construção e desenvolvimento de uma solução que atendesse uma dor do mercado e que integrasse a gama de serviços oferecidos pela empresa.
A ideia surgiu após uma reunião de resultados, onde a diretoria observou oportunidades de novos negócios apontadas por diferentes indicadores.
O evento iniciou com um tempo dedicado ao estudo do mercado, onde foi possível conhecer mais sobre os produtos e serviços oferecidos por outras empresas do setor.
No segundo momento foi realizada uma aula com o tema Mínimo Produto Viável – MVP e uma palestra sobre gerenciamento de projetos, onde foram apresentadas todas as etapas de criação, montagem e monitoramento de um projeto.
Por fim, a head de Marketing, Livia Schramm, ministrou uma Masterclass sobre o processo de identificação e maturação de ideias.
Também foram apresentadas as premissas principais que iriam nortear o processo de criação dos novos produtos e serviços, os conceitos de Up-sell e Cross-sell.
Os dois termos são referentes a movimentações que os clientes podem realizar no processo de compra de produtos e serviços. O primeiro corresponde ao ato do fornecedor convencer o cliente a adquirir uma opção mais completa do produto pretendido inicialmente. O segundo refere-se a oferta de produtos complementares ao que o cliente buscava de início.
As equipes foram direcionadas conforme a categoria da solução que seria realizada:
Equipe Product: Tinha como missão desenvolver um produto tecnológico, que expanda o mix de soluções da empresa.
Equipe Service: Desenvolver um serviço que expande o portfólio da empresa, com foco no aumento de faturamento.
Equipe Data-Driven (Dados): Pensar em uma solução que utilize a metodologia Data-Driven e que possa ser oferecida ao mercado.
Cada time reuniu profissionais de diversos setores da empresa, indo do marketing à T.I, com o objetivo principal de unir conhecimentos e habilidades diversas para enriquecer o ambiente de inovação.
Após isso, foi o momento das equipes consolidarem seus projetos e realizarem as últimas alterações nas apresentações das suas ideias.
O momento mais esperado aconteceu ao final do evento, quando os times apresentaram seus projetos para a equipe de avaliação, que era composta por Venâncio Freitas (Conselheiro), Thiago Freitas (CEO), Estácio Silva (Diretor Operacional) e Rafaela Silva (Comercial).
Os critérios de avaliação observaram se cada projeto cumpriu com excelências as seguintes tarefas:
- Canvas do projeto
- TAP — Termo de Abertura do Projeto
- Análise de Precificação
- Desenho de Público-Alvo
- Análise de Risco
- Break Even Point
- Análise SWOT
- MVP
- Pitch de vendas
O Hackthon 2024: Ampliando Ideias, foi um sucesso. Todas as equipes cumpriram com excelência as atividades propostas e, ao fim, foi possível destacar as veias inovadoras e criativas que estão presentes no DNA da empresa e que se tornaram diferenciais no mercado.
A Meireles e Freitas agradece a todos que participaram do seu primeiro Hackathon. As ideias gestadas e apresentadas no evento vão contribuir para o crescimento da empresa e do setor, ampliando o alcance das soluções e impulsionando a inovação na prestação de serviços à sociedade brasileira.
Quer saber mais sobre as nossas soluções e como podemos auxiliar a sua empresa a crescer de forma sustentável e sem uma alta taxa de inadimplência?
Clique no botão abaixo e fale com um de nossos especialistas.