O Brasil é um dos países com maior número de inadimplentes do mundo. Segundo dados do Mapa da Inadimplência no Brasil, estudo realizado e disponibilizado pela Serasa em agosto de 2023, o país possui mais de 71 milhões de cidadãos inadimplentes.
Os números indicam que 43,88% da população está inadimplente na data do estudo.
Em valores totais, são mais de 355 bilhões de reais de dívidas dos inadimplentes. Para efeitos de comparação, o valor é mais alto que o PIB do estado de Santa Catarina, que possui mais de 6 milhões de habitantes e é o sexto estado mais rico do Brasil.
Todos esses dados confirmam a forte tendência de inadimplência presente entre a sociedade brasileira.
O impacto nas empresas
A inadimplência deve ser sempre considerada no planejamento financeiro de qualquer empreendimento.
Tanto por sua alta capilaridade na população quanto pelo valor médio das dívidas por pessoa, que segundo o mesmo estudo da Serasa, é maior que 4 salários mínimos, o impacto da inadimplência em um negócio pode ser devastador.
Para garantir a manutenção e o crescimento sustentável da empresa, é preciso planejar e realizar ações com objetivo de diminuir a taxa de inadimplência.
Uma aliada que faz a diferença
Uma das maiores aliadas nesse jogo de convencimento é a política de recuperação de crédito.
O acesso ao crédito é de grande importância para qualquer indivíduo, é ele que permite que o cidadão possa planejar e usufruir de diversos serviços e soluções financeiras como financiamentos, parcelamentos e outros.
Como o endividamento afeta a oferta de crédito ao devedor?
A problemática tem início quando o consumidor atrasa o pagamento de alguma dívida. O credor, após tentar o devido processo de cobrança e não ter êxito para convencer o devedor a realizar o pagamento, sinaliza a situação às empresas de análise de crédito, que servem como fonte de consulta para todo o mercado, principalmente instituições financeiras.
Essas instituições, quando consultadas sobre a disponibilidade de crédito para operações financeiras do devedor informam que por conta do seu mau histórico de pagamentos, ele terá dificuldades para ter acesso ao crédito, como taxa de juros mais altas, disponibilidade de valores mais baixos que a média e entre outros.
Como funciona a recuperação de crédito?
O processo é simples e está inteiramente ligado ao pagamento da dívida, que após realizado é informado às empresas de análise de risco de crédito, que disponibiliza a informação para o restante do mercado.
Como minha empresa pode utilizar esse processo?
O grande triunfo por trás da utilização da recuperação de crédito para diminuir a inadimplência é manter o cliente informado sobre o processo e de suas consequências na sua vida financeira e, claro, sempre oferecendo as soluções e opções de pagamentos para evitar chegar a esse controle.
Com a Meireles e Freitas Cobrança Digital, a sua empresa tem as melhores estratégias na hora de realizar um serviço de cobrança. Entre em contato através do e-mail [email protected] ou pelo telefone (85) 99778 0071 e saiba mais sobre a maior assessoria de cobrança do país.