A cobrança preventiva da agenda ativa é muito simples, ao contrário do que se pensa. Mas, ela pode ser extremamente eficiente, se você usar o canal certo e a abordagem certa, porém, não existe uma regra para saber qual é o canal certo. É preciso testar, observar e ver qual é o mais adequado para cada perfil de cliente. Isso é importante porque existem diversos canais de comunicação, como: SMS, e-mail, telefone e redes sociais. O importante é desenvolver um plano de ação que aborde esses diversos canais, para garantir um alcance maior e saber qual é o mais adequado para cada perfil de cliente.
Esse ranking é a lista que define a prioridade de suas ações de cobrança. Com ela, é possível identificar e segmentar clientes que precisam passar pela cobrança preventiva ou não. Os chamados “devedores viciados” são aqueles que, por algum motivo, têm dificuldade de organizar suas finanças e costumam atrasar o pagamento em poucos dias.
É fundamental que seu planejamento de cobrança garanta a segmentação desse grupo. Assim, o setor de cobrança pode direcionar modelos de abordagens digitais ou telefônicas específicas para essa carteira, criando relacionamento específico e bem sucedido com ela. Para os clientes que costumam pagar em dia, a cobrança preventiva não é necessária. Um lembrete de pagamento pode ser considerado um tratamento inesperado, causando insegurança e dificuldades para o relacionamento.
Não é recomendável oferecer a esses clientes a cobrança preventiva. No entanto, a cobrança preventiva pode ser utilizada de forma sutil e direcionada para a carteira de clientes que não fazem parte do ranking de pagadores. Esses clientes costumam pagar em até 90 dias após o vencimento, mas podem ter um perfil de dificuldade em organizar o caixa e o fluxo de caixa.
O objetivo da cobrança preventiva para esse grupo é lembrar o cliente de que o pagamento está chegando, mas sem causar incomodidade ou desconforto. Existem dois principais fatores para a efetividade da cobrança preventiva: o primeiro é a escolha das ferramentas. Para uma boa cobrança preventiva é preciso considerar o perfil do cliente e escolher a ferramenta que seja mais adequada para essa abordagem.
Para um cliente que faz parte de um segmento de mercado com grande capacidade de compra, um simples cartão de cobrança pode ser o suficiente para lembrar o cliente de que o pagamento está chegando. O segundo fator é o momento da ação. A cobrança preventiva deve ser feita em um momento em que o cliente tenha condições de fazer o pagamento e também de organizar o fluxo de caixa para essa ação.
Já em relação à abordagem, é importante que o operador seja simples, direto e cordial. Não existe nada melhor do que uma boa relação com o cliente. Por isso, não se esqueça que a cobrança preventiva é uma ação de cobrança, mas não uma cobrança. Mostre para o cliente que ele é importante para você. Que esse é um simples alerta, para que não haja nenhum problema na relação.
4 Dicas para ter sucesso com a cobrança preventiva
- Não esqueça que o objetivo da cobrança preventiva é manter a carteira de clientes em dia. E isso só é possível se você trabalhar com a agenda ativa e aprender como fazer a cobrança preventiva.
- Lembre-se de que o teste é o melhor caminho para garantir o sucesso dessa ação. Faça o teste de abordagens, de canais e de períodos.
- Isso só é possível utilizando uma ferramenta de cobrança que te permite criar campanhas e testá-las, para que você possa ter um resultado mais assertivo.
- A cobrança preventiva deve ser feita de forma sutil e direcionada, como um cartão de cobrança, por exemplo. Para os clientes que não fazem parte do ranking de pagadores, a cobrança preventiva deve ser feita de forma mais intensa e direcionada, como um telefonema de cobrança. Ela é uma ação que pode ser efetiva para a gestão de crédito e cobrança da sua empresa. No entanto, é preciso considerar o perfil do cliente, a ferramenta utilizada e o momento certo para fazer essa ação.
Além dos fatores citados acima, uma cobrança preventiva bem-sucedida deve considerar as dificuldades do cliente para organizar o pagamento. A cobrança preventiva é mais efetiva quando é feita pelo setor de cobrança, de forma correta, ao cliente certo e na hora certa. O primeiro passo para uma cobrança preventiva bem-sucedida é o contato. É preciso lembrar o cliente que o pagamento está chegando, mas sem causar incomodidade ou desconforto. Quer saber mais sobre a cobrança preventiva e como implementar na sua empresa? Entre em contato com um de nossos especialistas através do e-mail [email protected] ou telefone e WhatsApp: (85) 99778.0071.