Veja o impacto da inadimplência, tanto para as empresas quanto para os clientes.
De acordo com uma pesquisa do Serasa, realizada no mês de março deste ano, o número de inadimplentes no Brasil cresceu pelo terceiro mês consecutivo, um aumento significativo para os três primeiros meses do ano, algo que não acontecia desde o início da pandemia em 2020. O valor dessa dívida é um total de R$ 265 bilhões, R$ 7,5 bilhões a mais do que em abril de 2020.
Ainda de acordo com o Serasa, mais de 65 mil pessoas estão inadimplentes no país, devendo um valor médio de mais de quatro mil reais, cada. Os estados que aparecem em evidência com o maior número de inadimplentes são; Amazonas em 1º lugar com 52,12%, seguido do Distrito Federal na 2º colocação com 47,90% e logo atrás, Rio de Janeiro ocupando o 3º lugar com 47,58%, já o Ceará ocupa a 19º posição no ranking com 37,94% da população endividada.
O valor da inadimplência e seus impactos
As consequências financeiras da inadimplência elevam os riscos das empresas causando um impacto bem negativo no mercado, isso porque com tantos clientes negativados a empresa passa a não obter lucro, comprometendo assim seu fluxo de caixa. Isso inviabiliza o investimento no crescimento das empresas, dificultando a expansão dos negócios, e toda receita que entra passa a ser utilizada para honrar as dívidas com fornecedores. Além de correr riscos de ações judiciais por parte dos credores e também pode ocasionar o não pagamento de funcionários o que em muitos casos acaba em ações trabalhistas, gerando dessa forma, mais custos.
Já para os clientes, a inadimplência impacta diretamente no seu poder de compra no mercado, um cliente inadimplente não consegue ter aprovação para um cartão de crédito por exemplo ou mesmo uma conta no banco, tão pouco conseguir crédito na praça para compra de bens de grande valor, como um carro ou um imóvel, além de em alguns casos enfrentar ações judiciais que podem acarretar ainda mais a recuperação de crédito daquele cliente.
Estar inadimplente pode levar a dívidas cada vez mais difíceis de serem pagas, perda de crédito no mercado e a ausência de capacidade de investimentos, é preciso saber cobrar sem descartar o cliente.
Saiba como cobrar na hora do contato
A paixão não deve acabar quando o cliente se torna inadimplente, o bom relacionamento com ele pode ser o passo para a melhor e mais rápida solução. Vários fatores devem ser levados em consideração, principalmente o momento econômico que o país se encontra, por isso o bom relacionamento entre empresa e cliente pode ser a melhor saída para uma negociação mais eficaz no pagamento dessa dívida.
A Executiva de Contas da Meireles e Freitas Cobrança Digital, Rafaela Silva, destaca que o diferencial do grupo começa bem antes da implantação de toda e qualquer operação. “Temos tecnologia de ponta para nossas ações de cobrança, mas junto com ela dispomos de um tempo de Inteligência de Negócios com Ciência de Dados que estudam o perfil e respeitam a individualidade de cada cliente”, explica.
Para a Head de Marketing e Vendas da Meireles e Freitas, Livia Schramm, as empresas precisam saber realizar a cobrança da inadimplência de uma forma a se relacionar com o cliente, com ações humanizadas de contato. “Esse relacionamento mais humanizado com o contato, acarreta num bom relacionamento com o cliente, fazendo ele priorizar a minha dívida no mês seguinte” contou Lívia.
Diante de um cenário tão instável como este, entender que cobrança também é se relacionar com o cliente e perceber o papel importante nessa jornada, só fortalece o elo entre os clientes inadimplentes e as empresas. O melhor a fazer é seguir com estratégias de atendimento personalizado e humanizado, mesmo que através de um SMS, Agente Virtual ou Plataformas Digitais.
Meireles e Freitas Cobrança Digital
A Meireles e Freitas Cobrança Digital é especialista em recuperação de crédito, contando com uma assessoria especializada para auxiliar nesses processos de forma mais humanizada. Quer saber mais sobre os nossos serviços e como implementar ações de cobrança rápida e eficaz? Entre em contato com um de nossos especialista, clicando aqui.